Perguntas Frequentes

O que é bilhetagem eletrônica?

A bilhetagem eletrônica é a forma automatizada utilizada para o recebimento dos créditos das tarifas do transporte coletivo urbano. No sistema de bilhetagem as passagens são pagas através de cartões eletrônicos (VAMOS) que, ao serem apresentados aos equipamentos instalados no interior dos ônibus (validadores), irão efetuar o debito da tarifa, liberando a catraca para a passagem do usuário.
Esse sistema utiliza cartões que possuem informações de identificação do usuário e que armazena os valores dos créditos que neles são depositados. Além disso, o passageiro poderá acompanhar a operação pelo visor do validador, que mostrará o saldo restante do cartão.
Entre as vantagens da bilhetagem eletrônica estão agilidade, já que não é mais preciso aguardar pelo troco e o cartão é sem contato, o ajuste das linhas aos horários de maior e menor movimento, além da segurança para usuários e funcionários das empresas, uma vez que os ônibus passam a circular com menos dinheiro.

O que é o VAMOS?

É o cartão do Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Paulo Afonso. É durável, de leitura rápida e inteligente, uma vez que armazena os créditos em dinheiro para o pagamento de passagens.

Como obter o cartão VAMOS?

Para ter direito ao VAMOS, o usuário deve ir a sede da empresa, para realizar o seu cadastro, portando cópia da Identidade, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de matrícula relativa ao ano vigente (para Cartão Estudante), Laudo Médico Atualizado, com CID (para Cartão Especial). Para o Cartão Vale Transporte os dados devem ser informados pelo empregador, através de e-mail (cadastro@vamoscard.com.br) devendo informar o número do CNPJ, número de cartões e nome da pessoa que ficará responsável pela recarga dos cartões.
Para o cadastro do Cartão VAMOS avulso é cobrada uma taxa no valor a 05 (cinco) tarifas, que é convertida em créditos. E para o Cartão VAMOS Estudante uma taxa no valor de 10 (dez) tarifas, também convertidas em créditos.

Se perder, danificar ou roubarem o meu o cartão VAMOS?

Você deve ligar no (075) 3282-0221 ou enviar um e-mail para cadastro@vamoscard.com.br e solicitar o bloqueio do cartão e solicitar a segunda via. Para a emissão da segunda via do Cartão VAMOS Estudante, é cobrada uma taxa equivalente a 10 (dez) tarifas vigentes, para os demais cartões, uma taxa equivalente a 05 (cinco) tarifas vigentes.

Em caso de extravio, roubo ou danificação, eu perco meus créditos?

Não. Após a comunicação ao Setor de Atendimento do Cartão VAMOS, seu cartão será bloqueado, com início do bloqueio após a meia noite do dia da notificação. Importante: Eventuais utilizações entre o período da notificação e o bloqueio efetivo do cartão ainda serão de responsabilidade do Cliente, dada a inviabilidade técnica de proceder o bloqueio de forma instantânea, sem que todos os ônibus estejam na empresa.

O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura?

Pague a tarifa em dinheiro ao cobrador e dirija-se ao Ponto de Atendimento, tendo em mãos o cartão, um documento de identificação, para verificar o problema apresentado.

Quem tem mais de 1 emprego terá que ter mais cartões Vale Transporte?

Sim. O cartão Vamos Trabalhador é o único cartão que não está associado ao usuário e sim a empresa e/ou empregador. Por isso o usuário do Vale Transporte pode possuir mais de um Cartão VAMOS Trabalhador.

O Cartão VAMOS Trabalhador poderá ser utilizado mais de uma vez na catraca, ou seja, poderá se ter uso seguido na mesma viagem ?

O cartão Vale Transporte é um benefício estabelecido por Lei Federal que garante ao trabalhador o seu percurso casa/trabalho/casa. Qualquer outra finalidade descaracteriza o objetivo a que foi concedido ao trabalhador.

Como utilizar o cartão no ônibus?

Quando utilizar o ônibus, o usuário deve aproximar o cartão do validador e um crédito será descontado. Com isso, a catraca será liberada automaticamente. Em seguida, o número que aparecerá no visor mostra o saldo restante no cartão.

Quais as vantagens do Sistema de Bilhetagem Eletrônica?

  • Melhor controle da circulação de passageiros nos ônibus, bem como monitorar e planejar a operação do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Paulo Afonso;
  • Redução no tempo de embarque: uma vez que o motorista não terá problemas com a demora do troco;
  • Maior segurança nos ônibus e terminais em virtude da redução do volume de dinheiro em moeda circulante, evitando roubo e assalto;
  • Possibilidade de bloqueio do cartão com a recuperação dos créditos não utilizados;
  • Agilidade e segurança nos procedimentos de compra e distribuição do benefício do vale-transporte pelas empresas;
  • Melhor gerenciamento do sistema de transporte coletivo possibilitando prestar melhores serviços aos usuários;

A empresa deve recolher mensalmente os cartões de seus funcionários para recarga dos créditos?

Não, uma vez entregue os cartões aos seus funcionários, eles recebem os créditos adquiridos pelos empregadores, diretamente nos ônibus, no momento da apresentação no validador.

Como faço para obter o Cartão VAMOS Trabalhador?

Somente a empresa em que você trabalha, poderá solicitar os créditos do seu Cartão Vale Transporte. Caso sua empresa ainda não forneça Vale Transporte, procure seu empregador e lhe informe sobre as vantagens.

Após a liberação da catraca, há limite de tempo para girá-la? Se houver, o que acontece se ela não for girada dentro do tempo limite?

Sim, há um limite de 15 (quinze) segundos. Após este período o Validador voltará ao status padrão, isto é, aguardando a aproximação de qualquer cartão. Caso isto aconteça o usuário deverá apresentar novamente o cartão no Validador para liberar a catraca em seguida. Nesse caso, duas passagens serão descontadas do Cartão VAMOS.

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